quarta-feira, janeiro 10, 2007

Objectos vaso-dilatadores

Existem coisas que nós gostamos quando falamos de objectos artísticos e depois existem aquelas outras que nos emocionam. Nos fazem sonhar, abanar o rabito, nos inspiram, nos fazem rir à gargalhadas ou nos levam às lágrimas. Outras vezes levam-nos a pensar: "É mesmo isto!". São os objectos vaso-dilatadores. Parece que o oxigénio corre mais facilmente nas nossas veias ao ponto de nos arejarem também o cérebro. Enfim, balelas. Todo este blá blá blá para dizer o quanto gostei de ver ontem à noite o documentário realizado pela Red Bull Academy chamado "Lusofonia, a (R)evolução". Toda a crença que eu tenho há uns anos de que o mais interessante que se passa na lusofonia é a sua música se vê concretizado neste doc.. Um dos caminhos de afirmação dos nossos músicos tem de passar por aqui. Repito, Um dos caminhos e não O caminho porque isso também seria redutor. Aquilo que nos distingue é precisamente o factor cultural de, para o mal e para o bem, estarmos ligados pela questão da língua comum. E parece que anda tudo cego sem perceber também o poder económico da coisa. É só a quinta língua mais falada no mundo e somos só 220 milhões de pessoas... Mesmo que mais de metade (o que é chocante) viva numa pobreza extrema temos de acreditar que são potencialmentee consumidores de cultura em todas as suas formas, incluindo as baratas, que existem.
E pronto. Tinha de dizer isto. Se quiserem espreitar mais sobre o projecto podem ir a http://www.myspace.com/lusofoniaarevolucao. Tenho também a dizer que o mesmo será apresentado no dia 7 na Margem Sul. Para descobrir onde cliquem aqui.

1 Comentários:

Blogger pinhacolada disse...

Concordo; o futuro passa por aqui, e se não formos nós a apanhá-lo vem um camone qualquer e rentabiliza a cena.
Atenção: Buraka Som Sistema actuam esta semana na Holanda, mais os Dead Combo.Eles já estão de olho na coisa!
Por cá vamos antes eleger o maior tuga de sempre e limpar-lhe o mofo. A cultura não é só museu, ela faz-se todos os dias.

5:21 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial