terça-feira, outubro 26, 2004

The Revolution will not be Televised



Que grande título "A Revolução não será teletransmitida". E eu pergunto-me, aflita: então como é que eu vou dar por ela?

Começou no Domingo mais uma edição do Doclisboa e pelo que me quer parecer, vão ser apresentados documentários muito bons. Logo na abertura vi um documentário que me fez pensar muito naquilo que até deveria ser evidente... O poder dos media é terrível e tenebroso! E a ideia de que uma televisão pode eleger um presidente é tão válida quanto aquela que diz que o pode derrubar. E este doc. mostra tudo isso de uma forma exemplar. Mostra as imagens que as televisões não exibiram naquela altura. E os factos que foram fabricados pelas televisões só foram questionados porque alguns rumores se foram espalhando tempestivamente com o boca a orelha. Até podia aqui dizer que recomendo o seu visionamento mas a questão é que dificilmente estas obras encontram espaço no nosso espectro mediático. Ou seja, vamos continuando a só ter acesso aos espaços "informativos" formatados dos canais portugueses e aos suspeitos do costume tipo CNN, BCC e outros que tais. Revolta-me muito porque sempre tentei manter-me minimamente informada, sou daquelas pessoas que gosta de ver os noticiários, que a rádio preferida é a TSF, que compro jornais e até assino revistas.. Mas PORRA cada vez me sinto mais ludibriada. E o pior é que se tento variar um bocadinho, lá olho para o Avante e chiça lá sinto outra vez que me estão a mandar com modelos pelos olhos a dentro. Enfim, é uma posição fodida!