quinta-feira, julho 06, 2006

O que dá uma ex-mulher escrever um livro sobre um ex-marido...

Há uns dias atrás perguntavam-me que tal era o livro sobre o Bob Marley escrito por uma das suas mulheres. Respondi: "Imagina que a tua ex-mulher escreve um livro sobre ti!". Scary...
Eu, pessoalmente, sempre detestei a cultura reggae e quanto mais sei sobre a filosofia Rastafari mais reservas tenho em relação a isso. Em contrapartida cada vez mais admiro os aspectos estritamente musicais do Bob Marley. Mas toda a história de putanhices contínua parece-me uma grande opressão sobre as mulheres mascarada com uns pózinhos de liberalismo já que não lhes é permitida nem a contracepção nem o uso de roupas curtas; a generalização de que o branco é sempre inimigo é ofensiva e que o aborto foi uma invenção da cultura ocidental para acabar com a negritude parace-me ridícula!
Ultrapassando isto, é interessantíssimo ver como é que esta cena musical surgiu na Jamaica no meio de tanta pobreza e até violência. A partir de agora, que já conheço mais um pouco, estarei muito mais atenta a tudo o que venha de lá.
Voltando à gaja... É uma grande chata, com a mania que é boa. Foi encornada a torto e a direito mas também foi esperta depois. Ficou a gerir o legado todo do Marley.
Edição Casa das Letras.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olha que a cultura musical jamaicana é riquissima e muito interessante.
Alguns nomes a considerar:

U-Roy
I-Roy
The Congos
Agustus Pablo
Lee Scratch Perry ( completamente chanfrado)
Skatalites
Toots and the Maytals
King Tubby

e muitos outros.....

Tenta ouvir algumas coisas destas , aposto que vais gostar.

4:00 da tarde  
Blogger Helder Miguel Menor disse...

todo o caribe é fertil musicalmente. Olha Cuba...

4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Estamos a falar da JAMAICA :)

4:58 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Blimunda, das melhores críticas que já li sobre este livro!! Eh eh eh, objectiva e sem rodeios.

Eu também partilho da tua opinião e apesar de gostar de algumas coisas da música reggae considero toda aquela ambiência demasiado primitiva.

Quanto à Rita Marley, sempre foi bastante ambiciosa e enriqueceu à custa do falecido, mais que não seja por ter sido a única legítima e, graças isso, ter ganho direitos de propriedade.

5:53 da tarde  
Blogger pinhacolada disse...

Musica que influenciou desde o hip hop às electrónicas dos últimos anos...aquilo é um poço sem fundo cheio de preciosidades.

5:55 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial