terça-feira, junho 20, 2006

António Variações - Entre Braga e Nova Iorque

Biografia devorada em poucos dias de um dos músicos portugueses que mais admiro. Na minha opinião ninguém elevou tão alto o Pop português. Não percebia nada de música mas escreveu algumas das canções que eu gosto mais na minha língua. Eu, tremenda quadrada de espírito, admiro-o incondicionalmente pelo seu carácter libertário e por continuar a ser o mais minhoto e português possível sem perder universalidade. Morreu de uma forma estúpida, como sempre,mas deixou-nos uma tremenda herança. E parece que no seu baú ainda existem mais algumas relíquias guardadas.
Lembro-me muito vagamente de o ver nos programas do Isidro e de já na minha adolescência ter comprado a discografia completa (3 discos em vynil) no Círculo de Leitores. Numas férias grandes secantes em que o contacto com livrarias era zero, foi a solução encontrada para ter um pouco de música, de loucura e de rebeldia. E tanto que eu precisava para não morrer de tédio durante aqueles 3 meses naquele cinzento subúrbio!
O livro em si não é perfeito. Cai até num certo voyerismo mas vale a pena ser lido. Na minha opinião, claro. Como sempre.

5 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Não li o livro nem sou crítico de arte, e como verão, pouco politicamente correcto. Cada vez mais a música do António Variações me parece uma coisa balofa e gratúita. Ainda que agora estes "Humanos", sobretudo a Manuela Azevedo tenham dado um toque de graça à coisa, as letras (salvo raríssimas excepções) continuam sem sentido e o cantajar do original apenas me revela aquela que nunca deixou de ser a sua verdadadeira vocação: ser cabeleireiro.

2:11 da tarde  
Blogger Unknown disse...

CM, uma coisa é achar divertido outra é achar que tem qualidade...
E olha que tenho ouvido muitos artitas divertidos, como o Vieira, p. ex.!!!
E mais também concordo contigo nisso de ele querer ser como a Amália. Perfeitamete. Só que a Amalia nunca teve coragem de usar lacas coloridas no cabelo. Nisso, ele superou-a.
Por falar em artistas divertidos:
http://portalpimba2.planetaclix.pt/sons/leonel_nunes-este_sol_de_portugal.mp3

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

veho que existe por aqui uma certa homofobia....

11:44 da manhã  
Blogger Unknown disse...

e pelo sim, pelo não, manténs-te no anonimato...
Compreende-se.

11:53 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

já agora o que é QUALIDADE???

é que parece que estão a discutir GOSTOS e nao qualidade Musical!

3:01 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial