domingo, outubro 22, 2006

Documentário "Vinicius de Moraes" de Miguel Faria Jr., Brasil, 2005

Estreia na 1ª Mostra de Cinema Brasileiro no São Jorge em Lisboa. Documentário com algumas partes ficcionadas (que eu normalmente detesto...) por excelentes actores. Uma Camila Morgado desconhecida para mim e referência futura. Depoimentos do Chico, Caetano, Gil, Bethânia. Actuações da Calcanhoto e outras que tais. Duas horas de génio, música, mulheres e muito, muito whiskey. Muito bom. Adorei.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.

Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.

É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?

Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva oscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor"
Vinicios de Morais

6:24 da tarde  
Blogger pinhacolada disse...

vinha ontem no Público um artigo sobre os documentários que a RTP financia (via ICAM) e que nunca se digna a mostrar nas suas emissões. Uma vergonha. E os que mostra é para quem sofre de insónias. Ainda a semana passada julgo que deram uns programas sobre o Luiz Pacheco, Cesariny e outros, mas à meia-noite e tal. Que cambada de burgêncios!
Ainda bem que aparecem estas mostras, pelos menos alguns sortudos podem ver.

5:17 da tarde  
Blogger pinhacolada disse...

Olha, e o do CAZUZA não viste?
Se viste ou vais ver, faz aqui uma resenha que a malta agradece.

5:19 da tarde  
Blogger blimunda disse...

não posso dizer que já vi propriamente porque o dvd avariou a 20 minutos do fim. o filme não é extrao4rdinário mas como a figura o é, vale a pena. pelo menos na minha opinião. o actor escolhido faz lembrar mesmo gajo.

5:29 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial