terça-feira, novembro 02, 2004

Bruce Chatwin - biografia




Não sei se é um sinal da idade mas cada vez gosto mais de biografias e auto-biografias. Antes não ligava nada. Agora devoro-as. Chego até ao ponto de adorar ler biografias de escritores de quem nunca li um único livro. O que não deve ser nada abonatório para a minha pessoa. Foi o que aconteceu com Bruce Chatwin. Andei durante anos a ler notas, comentários, elogios à obra deste tipo sem nunca me decidir a ler nenhuma obra sua. E, de vez em quando, lá apanhava mais um caramelo a falar da magnificiência deste ser. Tudo mudou quando se apresentou à minha frente esta biografia do animal escrita por um tal de Nicolas Shakespeare. Sim porque esse Bruce foi um verdadeiro animal. Comia tudo o que lhe aparecia à frente: gajos e gajas, kms e kms. Foi um viajante infatigá¡vel e deve ter escrito alguns excelentes livros de viagens ((Patagónia, Austrália, Benin). Viveu sempre com um estilo muito british mas morreu de uma doença nada discreta: sida. Devorei o livro, houve pontos em que odiei o senhor, noutros admirei-lhe a coragem, chocou-me um certo tipo de comportamento burguesinho pequenino e mimado. Teve uma vida í­mpar. E, é bom pensar que ainda tenho todos os seus livros para ler.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial