sexta-feira, dezembro 17, 2004

Sightseeing in Delhi

Hoje alugamos um carro e fomos conhecer melhor New Delhi e Old Delhi!

Forte Vermelho: imponente e vermelho. Ate ha um ano atras ainda estava sobre o poder dos militares, so o ano passado passou para as maos do Ministerio do Turismo. Mesmo assim aquilo esta cheio de soldados com metralhadoras! A entrada esta um cartaz a dizer para nao aceitarmos nada de ninguem para nao sermos envenenados. La dentro existem nao sei quantas construcoes que fazem compreender a razao de depois se construir um Taj Mahal. A estetica e semelhante mas sem a imponencia do Taj.

Raj Ghat: Memorial a Mahatma Gandhi. O sitio mais limpinho e cuidado que tinha visto ate ao momento na India. Tudo relvadinho e ate existia um tipo a apanhar as folhas secas debaixo de uma arvore uma a uma. E, no fundo, um jardim com uma lapide e uma chama eterna. As familias indianas vao la e tiram muitas fotografias. Ao lado estao memoriais de Nehru, Indira e Rajiv. Eu gostei de estar neste sitio porque admiro muito o Ghandi. Ate acho que se alguma vez tiver outro caozito lhe ponho este nome. Gratis.

Tumulo de Humayuna: E Patrimonio da Humanidade e ate agora nunca me senti defraudada com nenhum e com este monumento isso tambem nao aconteceu. E uma construcao tambem tumular tal como o Taj mas anterior. Nao tem o charme do marmore e uma construcao mais "rude". Ha volta esta tambem tudo super bem ajardinado, com repuxos e tudo. Pagamos 5 euros (250 rupias) tambem para la entrar. Os indianos pagam so 10 rupias... Ate acho bem.

Qtab Minar: A maior torre de toda a India, toda ela trabalhada. Vale a pena ser visto. E tambem Patrimonio da Humanidade. Pagamos 5 euros para la entrar... (Aqui o Companheiro que tinha tido a ideia de fazer este passeio comecou mesmo a passar-se com a quantidade de calhaus e de rupias que nos faziam pagar...)

Templo de Lotus: Templo da religiao Baha' i com origem na Persia/ Irao com origens no sec. XIX. Quando chegar ai vou querer saber mais sobre estes gajos. Fiquei um bocado desconfiada porque para fazerem este edificio devem estar cheios de dinheiro e vi la dois americanos a trabalhar...O edificio e moderno e muito bonito. E de um arquitecto iraniano. La dentro e despido e por fora e invulgar e imponente. Imagem uma flor de lotus no meio de um terreno enorme verdinho... (Aqui o Companheiro passou-se com o ter de se descalcar outra vez...).

India Gate: o arco do triunfo ca do sitio. Estao la escritos os nomes dos soldados indianos que morreram na I Guerra Mundial. (O Companheiro acrescenta que tambem na II e na III Guerra do Afeganistao).

Casa do Presidente: Imponente, tal como o Parlamento e os outros Ministerios que estao ao redor. Sao construcoes inglesas. Ao menos deixaram ca edificios bonitos. Esta tudo super tratado e eu acho fascinante a politica deste pais. E mesmo a maior democracia do mundo e quer-me ca parecer que existem importante valores democraticos que eles utilizam frequentemente: as manifestacoes.

Tempo de Laksmin: um templo hindu no centro de Delhi. So vimos de fora. E bonito. Estavamos cansados e era preciso tirar outra vez os sapatos....

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sim Senhor!
Isto é que são verdadeiros turistas.
Domingo lá estarei.

ZP

1:50 da tarde  
Blogger Unknown disse...

De volta à cultura... assim já vos reconhecemos melhor.

Os Bahai serão incluidos apenas num volume suplementar da enciclopédia universal Atalaia sobre "Religiões e sistemas esotericos".
Das notas já preparadas destaca-se a máxima bahai: "A terra é um só país e a humanidade seus cidadãos".
São uma religião monoteísta, humanista e inclusiva (absorvem crenças, regras e preceitos de todas as outras dominantes, sobretudo islamimas e cristãs) que visa a unificação mundial - religiosa e politica. O Bahá'u'lláh é o seu "cristo" e a 9ª reencarnação dos "cristos" anteriores (aqueles do costume, de Buda a Jesus), razão pela qual os seus templos têm todos 9 lados (nº de pétalas da flor de lotus).
São um grupo importante junto da ONU com participação activa em vários projectos humanitários e das suas figuras de topo destaca-se Shirin Ebadi, a advogada iraniana que recebeu o prémio nobel da paz de 2003.
Para uma religião "desconhecida" dir-se-ia que têm muito poder e muito dinheiro.

Vocês, controlem-se é com a comidinha, que as baixas pressões fazem com que os gases dilatem...
Até breve.

2:49 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial