quarta-feira, junho 07, 2006

Serviço Público, Programador Privado

Ontem, por acaso, assisti ao programa da RTP 2, Por Outro Lado, da Ana Sousa Dias, que eu continuo a achar que é uma excelente entrevistadora. Desta vez o entrevistado foi Mark Deputter, belga flamengo de Lovaina que já vive em Lisboa há muitos anos, fala um português perfeito e é o responsável pelo festival de artes performativas AlKantara, como já foi antes do Danças na Cidade.
Num país de grandes tacanhices tem de se felicitar alguém que com uma grande coerência programa festivais e espaços com a qualidade que ele, e as pessoas que estão com ele, o fazem. Eu que começo a ficar enojada com a total ausência de políticas culturais do Estado Português e da maior parte das autarquias portuguesas, festejo iniciativas privadas como esta. Já que o Estado se está a demitir ao menos que surjam pessoas que decidam fazer coisas bem feitas e a pensar nos públicos. Sim. Existem variadíssimos públicos e é possível chegar até eles mesmo que correspondam a nichos de mercado. Se calhar até é sintomático que este senhor seja estrangeiro. Só alguém que viveu mais tempo lá fora que cá dentro ainda guarda alguma motivação para ter pachorra para isto!

3 Comentários:

Blogger pinhacolada disse...

Apesar de tudo já vão aparecendo mais iniciativas, aliás, INICIATIVA é a palavra chave para tudo isto. O nosso país gosta de "viver habitualmente" e o "não se passa nada", mas isto já foi pior e até os artistas eram vistos como drogados, putas e paneleiros que não gostavam de trabalhar.
De qualquer modo, continua a fazer falta algo que abane mais as coisas, um artista mais incómodo e que não viva da mama habitual. Alguém sem medo de chamar as coisas pelos nomes. Alguém que questione o estado a que isto chegou. Mas, enfim, todos temos contas para pagar e não é fácil!

3:33 da tarde  
Blogger Horas Vagas disse...

És uma intelectual!
Bah!
:-P

10:40 da manhã  
Blogger Tiago disse...

para contrariar a pasmaceira há dossier exclusivo sobre o alkantara em www.melhoranjo.blogspot.com entrevistas, criticas, foto-reportagem, ensaios e surpresas

4:26 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial