quarta-feira, janeiro 18, 2006

O Desporto e Eu

Os meus problemas com o desporto devem ter começado quando nasci. Deve ser por essa razão que decidi só começar a andar aos 18 meses. Segundo rezam as crónicas “Era medo…”. Esta é a versão da minha mãe. Já os vizinhos achavam que algo não estava bem comigo.

Quando cresci os putos à minha volta iam para o karaté e as pitas iam para a ginástica. Tudo isto na colectividade lá do bairro. Eu não fui para lado nenhum. Podia partir qualquer coisa, um braço, uma perna. A minha mãe partilhava da mesma opinião. O facto de sermos as duas Touro deve explicar alguma coisa. A coisa mais mexida que me lembro de ter feito foi brincar na 4ª classe à “Galáctica” o que implicava valentes correrias no recreio….

Na pré-adolescência tive uma aproximação ao desporto nas férias passadas na Beira Baixa. Montei-me à pendura na bicicleta de alguém e cai um valente trambolhão. Estava decidido! Nunca mais me montei numa coisa daquelas. Compensava a coisa com subidas a telhados, caminhadas pelos campos, correrias em ribanceiras e coisas assim.

Na Preparatória lixaram-me. Era obrigada a ter Educação Física. E o professor era meu vizinho ainda por cima… Mas como era muito competitiva disparava no atletismo e nos 100m corria mais do que uma colega que era da Quimigal. Corria tanto que me obrigaram a participar numa corrida estúpida à volta da escola, onde desisti a meio porque inventei uma dor qualquer. Já na ginástica como era bruta acabei por fazer a espargata quase sem dificuldade o que provocava a inveja das minha coleguinhas! Esta parte gostei!

No Secundário foi na boa! Não havia condições para ter Educação Física na escola mesmo!

Até ter 30 anos esta foi a minha experiência desportista. Mas compensava de 4 em 4 anos a ver a Ginástica nos Jogos Olímpicos e a deliciar-me com a Shushunova e a Khorkina.

Mas, um dia algo mudou. Estava eu de férias em Paris e de repente deixei de me mexer. Fiquei dois ou três dias de cama cheia de dores. O médico falou numa qualquer inflamação no músculo intracostal. Qualquer coisa assim. Disse-me que deveria começar a pensar seriamente em fazer desporto. Cheguei a Portugal e comecei a mentalizar-me. Foi assim que o Yoga e a Hidroginástica entraram na minha vida. E gostava de fossem continuando. Uma amiga ainda me levou a fazer uma coisa chamada spinning completamente imprópria para cardíacos! Hoje a minha onda é mais fisioterapia mas vou aproveitando para dar uma espreitadela nas “máquinas”, monstros para os quais sempre olhei com olhos esbugalhados: passadeiras, bicicletas, skis, etc. Cada vez que me monto em cima de uma (salvo seja) penso sempre: “estava tão bem a ler um livro...”. Mas depois lá me entretenho com os visores a ver quantas calorias queimo (dizem eles!), quantos kms percorro, a que velocidade vou…

Fogo, a PDI é uma coisa lixada!

7 Comentários:

Blogger Horas Vagas disse...

Deixa-te de coisas!! És é uma grande coirona! COMO EU!
Preguiççaaaaaa e desperdício de tempo! Tanta coisa que podíamos estar a fazer: ler, compras, cinema!
Eheheheh
Hoje, o meu estímulo é: estou a perder calorias, estou a perder calorias, estou a perder calorias!

10:33 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Bem, eu deixo que as minhas colegas de 40 anos e com corpinhos de 18 me dêem alento e sirvam de exemplos a seguir porque se fosse por mim... ai ai ai. Mas sabes que quando comecei o yoga compreendi como o meu corpo está entorpecido e a pouca flexibilidade que tenho. Tenho faltado tanto que agora vai ser começar de novo! Até já me dói o corpo só de pensar.

10:04 da manhã  
Blogger Caganita disse...

Esta foi para me provocares, que eu sei.
Imprópria para cardíacos????
És é uma croma de todo o tamanho.
Quando lá andavas já conseguias fazer tudo, e ainda te queixas???
Nunca mais te convido, vais ver!!
Essas pernas nunca mais vão ser o que eram com uma bela aula de Spinning. Vai lá pro Yoga, vai!!
CROMA!!!

5:19 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Devo dizer que este é o post mais cansativo que já li...
Para uma mente sã num corpo são só conheço uma actividade 100%:
Há lá melhor desporto que o amor???! Até à pele faz bem!

6:10 da tarde  
Blogger Eva Luna disse...

Gosto muito do ambiente de ginásio, de curtir os gajos a olharem para os músculos ao espelho e as gajas a desfilar com as belas fatiotas de ginástica. Gosto mais disso do que de fazer exercício propriamente dito. Spinning... Que grande trauma!!!!

7:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

bem tou a ver que já fomos todas ao Spinning...
Blaze tu traumatizas as gajas todas!

11:07 da manhã  
Blogger Dina Almeida disse...

Eu nunca fui, mas tinha tai-chi a seguir às aulas de spining na mesma sala e via o pessoal a sair de lá de maca! ;-)

Ó Blaze, umas aulinhas de tai-chi é que davam jeito, convence lá o homem a voltar!

4:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial