quinta-feira, janeiro 12, 2006

"Quem mandou matar Amílcar Cabral?" de José Pedro Castanheira



















Acho que dá para ver que gosto de biografias. E, também me interessam temas ligados à questão lusófona, ou seja, áquilo que nos liga indelevelmente aos outros povos do mundo que falam português. É verdade que acalento o sonho de um dia poder pisar o chão dessas terras. Interaesa-me mais ir ao Brasil que à Argentina, à Guiné Bissau que ao Senegal, a Moçambique que à África do Sul e por aí fora.
Amílcar Cabral pelo que sei é um heróis da Lusofonia. Foi um homem culto, guerreiro e corajoso que lutou pela emancipação dos povos de Cabo Verde e da Guiné Bissau contra o fascismo português e o racismo nele subjacente.
José Pedro Castanheira transforma este livro numa bela peça jornalística naquilo que tem de melhor. Investigou muito para melhor poder dar a conhecer esta figura e as circunstâncias da sua morte sem peneiras literárias e eu gosto disto.
Fala-se muito do Che quando tivemos um herói da sua estirpe muito mais caseiro. Quando passo em Alcântara a caminho da Ajuda junto da Faculdade de Agronomia imagino Amílcar Cabral a andar por ali a sentir o frio do nosso Inverno.
Quando acabei de ler este livro senti-me um bocadinho menos ignorante. Na verdade não sabia quase nada sobre o Amílcar Cabral.

2 Comentários:

Blogger Horas Vagas disse...

E EU A PENSAR QUE ÍAMOS TER HISTÓRIAS LOURAS...
Apresento o meu protesto! Vou afogar as mágoas em camomila!
Chuac

1:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quem é que o mandou matar?

2:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial