domingo, dezembro 18, 2005

Os amigos dos cães e os outros





Eu durante anos não liguei nenhuma aos cães. A bem da verdade nem aos gatos, piriquitos, tartarugas e etc. Até que apareceu o Mandela.

Li o livro do Paul Auster, "Timbuktu" que em determinado momento fala das pessoas que são amigas dos cães e das outras que não são. Ou seja, eu agora sou amiga dos animais e durante anos não fui. Tinha outras coisas com que me preocupar. Agora não. Não é que me tenha tornado numa Brigitte Bardot de bairro nem que me esteja a marimbar para a humanidade e passado a inscrever-me e a pagar cotas nas uniões zoófilas. Passei foi a olhar para estes bichos com mais atenção. Descobri até que eles se constipam como nós, são operados, têm paragens cardíacas... Chequei até a pagar uma intervenção cirúrgica ao meu cão que me custou mais do que 4 idas a um médico privado... Por um lado, pareceu-me quase uma vergonha gastar tanto dinheiro quando existem tantas pessoas sem cuidados primários de saúde, mas por outro o que é que eu ía fazer ao ver o Mandela num sofrimento tal? Já nem consigo entrar em sites de adopção de cães nem abrir mails sobre animais abandonados, que me dão uma valente volta ao estômago. Resta-me alguma sanidade mental que me impede de transformar o quintal num canil...

Lembrei-me também do livro do Manuel Alegre, "Cão como nós". Não sei se ele é um bom candidato presidencial. Mas é amigo dos cães.

2 Comentários:

Blogger Eva Luna disse...

Apetecia-me comentar o teu post, mas depois do comentário do Riki apetece-me ir embora pensar no que é que faz do Alegre um traidor ( e eu que achava que ele é que tinha sido traído). a política é mesmo uma merda...

1:24 da manhã  
Blogger blimunda disse...

ESTE TAMBÉM NÃO É UM COMENTÁRIO POLÍTICO!
concordo contigo CM. o livro do alegre é lindíssimo. principalemnte para quem tem cães.

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial