terça-feira, fevereiro 21, 2006

Cada vez sou mais ignorante

Apesar de me terem dito para não vir a "público" escrever esta posta faço-o. Não tenho probema nenhum em reconhecer a minha ignorância numa série de ítems e este é um deles seguramente. Como também tenho a mania das listagens, que servem para me ajudar a racionalizar as coisas, talvez esta sirva para me ajudar a ficar uma nadinha menos ignorante durante este ano. Aliás, este até pode ser um objectivo a alcançar interessante.
Pois é. Da listagem que está em baixo deste texto coloco o nome dos autores da literatura portuguesa que nunca li. E porquê? Não foi por não ter hábitos de leitura. E, também não vou culpar o sistema de ensino, porque das coisas que mais detesto ouvir dizer é que um menino é estúpido que nem uma porta, coitado, porque o sistema de ensino é uma merda!
O que é que me fez não os ter lido? São maus? De maneira nenhuma. Uma coisa é certa. Não estão na moda. Muitos deles nem são escritores malditos que veêm na cartilha daquilo que se deve ler nos verdes anos para se fazer boa figura em público. Porque é que li americanos, russos, ingleses, franceses e não li estes? Não consigo encontrar uma resposta para isso a não ser uma muito leviana, que diz que não temos tempo para ler todos os livros que queremos ao longo da nossa vida.
Por acaso, muitos deles, até os tenho aqui em casa. Quando acabar de ler o livro de cabeceira de agora vou experimentar. Vou dar uma oportunidade aos gajos!
Alexandre O´Neill
Alves Redol
Antero de Quental
António Ramos Rosa
Bocage
Carlos Oliveira
Cesário Verde
David Mourão Ferreira
Eugénio de Andrade
Florbela Espanca
Guerra Junqueiro
Herberto Hélder
José Régio
José Régio
Miguel Torga
Ramalho Ortigão
Teixeira de Pascoaes
Virgílio Ferreira
Vitorino Nemésio

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Obrigada pela dica!

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Também recomendo Virgilio Ferreira. Li o "Pensar", já há muitos anos e gostei muito...

Nani

9:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Não te esqueças do Soeiro Pereira Gomes com o book "Esteiros",lembrei-me deste pq foi um dos meus 1ºs,senão o meu 1º a sério q li,aconselhado pela mãmã.

12:07 da manhã  
Blogger blimunda disse...

esse li.

9:07 da manhã  
Blogger Unknown disse...

José Gomes Ferreira é fantástico, recomendo o livro "As Aventuras de João Sem Medo". Teolinda Gersão também é de uma mestria impar no seu livro livro "O Silêncio". Entre os autores que referes Virgilio Ferreira é dos autores que mais li. Miguel Torga é muito bom, recomendo (é claro) o famoso "Os Bichos", um conjunto de histórias tendo animais por protagonistas. Raul Brandão também é muito bom, no livro "Os Pescadores" fala sobre as angústias e a rudeza da vida no Mar. É muito bonito. Tens também de acrescentar quase obrigatoriamente à tua lista o Camilo Castelo Branco, cuja obra é riquissima e vai desde contos de suspense a razar a ficção cientifica, até às críticas sociais tragico-cómicas como é o caso da "Queda de Um Anjo". Se entretanto me lembrar de mais alguns posto por aqui.

Boas leitura!!!

Beijinhos
Pitanga

11:02 da manhã  
Blogger Unknown disse...

É verdade! Esqueci-me de um dos meus autores preferidos: o Eça de Queiroz. Já li (acho) todos os seus livros e sempre admirei a mestria com que dominava a escrita e o enredo das suas histórias. Muito bom!!!

11:04 da manhã  
Blogger blimunda disse...

Pintanguinha
esses de que falas já eu li todos...faltam-me é os outros todos da lista!

11:22 da manhã  
Blogger morgy disse...

destes só li Alves Redol (e foi na escola) e José Régio (em pequena por teimosia, lembro-me que o li todo mas duvido que o tenha entendido).

3:06 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bocage é essencial.

4:51 da tarde  
Blogger blimunda disse...

Claro que já reparei! Eu fujo dela!

3:21 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial