Medicina Tradicional Chinesa
É engraçado que comecei a fazer yoga uns meses antes de realizar uma viagem à Índia e comecei na Medicina Tradicional Chinesa dois meses antes de uma viagem que prevejo que vá acontecer precisamente à China. Será que no Verão se for à Jamaica irei iniciar-me no Voodoo?!
Em relação ao yoga estou super satisfeita e acho que é uma actividade muito salutar que faz tanto bem quanto nós queiramos. Depende da disponibilidade e dedicação de cada um. Fazer mal não faz definitivamente.
Em relação à Medicina Tradicional Chinesa, que engloba uma série de coisas, apesar de eu só estar a “praticar” acupunctura e fitoterapia, ainda não sei muito bem o que dizer. É tudo demasiado novo. Apetece-me começar a ler para aprender mais mas esbarro em conceitos como Plenitude e Vazio que fazem estremecer as ideias e os conceitos desta sociedade ocidentalizada em que vivemos. Que raio querem dizer os chineses com isto? Fartam-se de falar de yin e yang e de energia e de não sei quantos elementos que eu ainda não consegui aprender. Na verdade, sinto-me um bocado lerda porque ando a tomar umas gotinhas que se chamam qualquer coisa tipo Dhan Pyi Xung e uns comprimidos que se chamam Xung fu Xiang e uma vez por semana vou ter que me despir para me espetarem 12 agulhas. Isto tudo, sem eu perceber muito bem como é que funciona a coisa! Se fosse de graça... Mas não é! É caro, não se tem a certeza se resulta e muitas das vezes nem é comparticipado!
De qualquer forma, o negócio em si vai bem porque as instalações da Clínica onde fui são super modernas: tens uma TV que debita imagens do senhor de origem chinesa que dá nome à clínica, ar condicionado por todo o lado, bom mobiliário, decoração chinesa sofisticada e flores frescas por todo o lado...
Resta dizer que recorri a esta terapia porque a convencional não me oferece alternativa. Esgotei as possibilidades oferecidas pela medicina convencional. Cansei-me de infiltrações, laser e infra-vermelhos.
Espero que resulte. Pelo menos não dói...
1 Comentários:
Apesar de nunca ter experimentado, conheço pesoas que o fizeram e que só têm as melhores referências. Um conseguiu diminuir as crónicas dores nas costas, resultantes do stress e de uma não sei quantos espandilose, outra conseguiu quase curar uma tendinite, que para os médicos tradicionais só passaria indo à faca, outra acabou com as insónias e outro já não me lembro, mas ficou muito satisfeito. Espero que contigo também corra bem.
Agora, quanto ao voodoo, esquece lá isso, miúda!
Dona Ema
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial