quinta-feira, janeiro 27, 2005

Medicina Tradicional Chinesa



É engraçado que comecei a fazer yoga uns meses antes de realizar uma viagem à Índia e comecei na Medicina Tradicional Chinesa dois meses antes de uma viagem que prevejo que vá acontecer precisamente à China. Será que no Verão se for à Jamaica irei iniciar-me no Voodoo?!
Em relação ao yoga estou super satisfeita e acho que é uma actividade muito salutar que faz tanto bem quanto nós queiramos. Depende da disponibilidade e dedicação de cada um. Fazer mal não faz definitivamente.
Em relação à Medicina Tradicional Chinesa, que engloba uma série de coisas, apesar de eu só estar a “praticar” acupunctura e fitoterapia, ainda não sei muito bem o que dizer. É tudo demasiado novo. Apetece-me começar a ler para aprender mais mas esbarro em conceitos como Plenitude e Vazio que fazem estremecer as ideias e os conceitos desta sociedade ocidentalizada em que vivemos. Que raio querem dizer os chineses com isto? Fartam-se de falar de yin e yang e de energia e de não sei quantos elementos que eu ainda não consegui aprender. Na verdade, sinto-me um bocado lerda porque ando a tomar umas gotinhas que se chamam qualquer coisa tipo Dhan Pyi Xung e uns comprimidos que se chamam Xung fu Xiang e uma vez por semana vou ter que me despir para me espetarem 12 agulhas. Isto tudo, sem eu perceber muito bem como é que funciona a coisa! Se fosse de graça... Mas não é! É caro, não se tem a certeza se resulta e muitas das vezes nem é comparticipado!
De qualquer forma, o negócio em si vai bem porque as instalações da Clínica onde fui são super modernas: tens uma TV que debita imagens do senhor de origem chinesa que dá nome à clínica, ar condicionado por todo o lado, bom mobiliário, decoração chinesa sofisticada e flores frescas por todo o lado...
Resta dizer que recorri a esta terapia porque a convencional não me oferece alternativa. Esgotei as possibilidades oferecidas pela medicina convencional. Cansei-me de infiltrações, laser e infra-vermelhos.
Espero que resulte. Pelo menos não dói...

1 Comentários:

Blogger Cristina C. Azedo disse...

Apesar de nunca ter experimentado, conheço pesoas que o fizeram e que só têm as melhores referências. Um conseguiu diminuir as crónicas dores nas costas, resultantes do stress e de uma não sei quantos espandilose, outra conseguiu quase curar uma tendinite, que para os médicos tradicionais só passaria indo à faca, outra acabou com as insónias e outro já não me lembro, mas ficou muito satisfeito. Espero que contigo também corra bem.
Agora, quanto ao voodoo, esquece lá isso, miúda!
Dona Ema

11:48 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial