sexta-feira, julho 29, 2005

Lista Pré-Natal... ainda bem que vou de férias hoje!

Há uns dias falava com a amiga CM sobre o enxoval dos bebés. Como somos muito imberbes na matéria decidi pedir socorro a outra amiga que foi mãe há 2 meses e que é uma pessoa normal e equilibrada. Isso quer dizer que não entrou em paranóia com a gravidez nem tentou transformar o bebé dela num puto de revista. A lista que ela tão gentilmente me enviou fez-me sentir um calafrio na espinha! Chiça! Acho que vou ter de tirar férias para comprar estas cenas todas! ;) Nem vou mostrar esta coisa ao Companheiro senão ele desmaia. Afinal de contas vamos uma semana em direcção ao Sul, à praia, ao sol, à música e à boa comida. Quando viermos arregaçarei as mangas... Até lá deixo-vos com esta lista e com os comentários.


MALA PARA A MATERNIDADE
(MÃE)
- camisa de dormir aberta à frente com meia manga (2) convém que seja fresca, faz muito calor nas maternidades
- robe leve e fresco (1)
- chinelos de quarto (1)
- toalha de banho (1)
- toalha de cara (1)
- toalha de bidé (3 ou 4)
- cuecas descartáveis (6)
- pensos higiénicos - compra para ter em casa, e dos gigantes..... :
- soutien de amamentação (1) compra só um, não muito gigante, tem em conta as tuas mamocas agora, com um disco, e no soutien tem de caber isto tudo; depois se crescerem muito..... logo se vê ..... compras um nº a cima.....
- caixa de discos protectores dos mamilos (1)
- garrafa de água
- pacote de bolachas (doces, sem chocolate)
- gel de banho
- champô
- all-bran (ou qualquer coisa do genero que dê para a malta ir à wc - microlax é uma opção, não sabe tão mal como o all-bran.....)
NOTA: deixa em casa uma muda de roupa preparada para a saída da maternidade, para o Companheiro te levar (ainda de grávida ou larga - vais sair de lá ainda com uma pança a dar para o grande..... com o tempo volta ao normal.... um bocado flácida..... é a vida.....
(BEBÉ)
- muda completa de roupa (fácil de vestir), separada dentro de um saco:
- fralda (4)
- body interior - 100% algodão (4)
- cueiro, babygrow ou fato de 2 peças tipo babygrow (4)
- casaco de malha (2)
- botinhas ou peugas (4)eu fiz 4 sacos separados, dá jeito, na altura quando vestes a rapariga está tudo junto, a 1ª roupa que queres que a ginga catarina vista num saco à parte, o p. teve direito a um cueiro de flanela aos quadrados rosa, lavado ai umas 20.000 vezes, com o carimbo da MAC, só lhe vesti a minha roupa depois
- roupa em separado (algumas peças) (os putos borram-se um bocado....)
- manta para aconchegar o bebé (na saída da maternidade)
- fraldas descartáveis (10)
- chupeta esterilizada de borracha ou latex (feitio gota ou anatómica)
- fraldas de pano
- tesoura para as unhas
NOTA: em principio não é perciso levar produtos de higiéne para o bebé, mas pelo sim pelo não leva um pacote de dodots, dá jeito
PARA TER EM CASA
(MÃE)
- gretalvite ou b-pantene para os mamilos (para o caso de gretarem.... eu não usei, felizmente, eu dou-te o meu)
- betadine ginecológico ou lactacyd - por causa dos pontos, só para uso externo- bomba de amamentação - tenta arranjar alguém que te empreste, podes nem precisar, a mim emprestaram-me e ainda não usei, o rapaz dá conta do recado sozinho
(BEBÉ)
- caixas de soro fisiológico em unidoses (para a cara e os olhos)
- álcool a 70º - para desinfectar o cordão (eu dou-te o meu)
- compressas esterilizadas (para limpar os olhos e pôr à volta do umbigo)
- termómetro para a água do banho
- cotonetes para bebé
- escova para o cabelo (em especial se ela for cabeluda como o amigo)
- gel de banho (se a rapariga for cabeluda com este convém comprar champô próprio, se não usa o gel para a cabeça) devem ser de marcas vendidas em farmácia
- creminho para massagem e hidratar
- pomada para prevenir as assaduras (halibut, lauroderme, mytosil)
- 2 biberões grandes - 250 ml - de plástico
- 1 biberão pequeno para a água
- escovilhão
- banheira
- esterilizador - eu ainda não tenho nem me fez falta por enquanto, dá para ferver como as nossas mães faziam, caso não amamentes a catarina se calhar dá jeito, há eléctricos (caros) e para o micro ondas, mais baratos. de qualquer forma se tiveres de ferver:- água ferver 10 min. chupetas, 20 min. biberões

2 Comentários:

Blogger Dina Almeida disse...

eu mudava na roupa da mãe para a maternidade uns chinelos não de quarto mas uns com que possas tomar bannho... e levava mais fraldas descartáveis para a maternidade...

10:09 da manhã  
Blogger blimunda disse...

Vou tomar nota da tua dica D.!

10:49 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial