quarta-feira, novembro 23, 2005

Mediterraneo de Joan Manuel Serrat

Há muito tempo que não ouvia a canção "Mediterraneo" do catalão Joan Manuel Serrat. É umas das músicas da minha vida. Ouvi-a muitas vezes durante a minha estadia em Barcelona e podem não acreditar mas sempre me fez sentir em casa, ou seja, sempre que a ouvia percebia o amor deste homem pelo seu Mediterrâneo e percebia que nada me conseguiria afastar do meu Atlântico! Por isso, secretamente, cada vez que a ouvia alterava em surdina a letra para o nome do meu Oceano. E só voltei a ter paz e a sentir-me mesmo em casa quando voltei a viver perto do Atlântico. Mesmo que poucas vezes tenha a coragem de entrar dentro dele. Mas preciso de saber que ele está aqui do meu lado. Quando hoje cantava à Ginga este Mediterraneo pensava que ainda bem que voltei aqui para poder ter o privilégio de ter um ser como este ao meu colo e poder-lhe cantar estas músicas do mundo e ao mesmo tempo poder construir para ela uma casa aqui.


Quizá porque mi niñez sigue jugando en tu playa,
y escondido tras las cañas
duerme mi primer amor, llevo tu luz y tu olor

por donde quiera que vaya,
y amontonado en tu arena

guardo amor, juegos y penas.
Yo,
que en la piel tengo el sabor amargo del llanto eterno,

que han vertido en ti cien pueblos
de Algeciras a Estambul, para que pintes de azul

sus largas noches de invierno.
A fuerza de desventuras,tu alma es profunda y oscura.
A tus atardeceres rojos se acostumbraron mis ojos

como el recodo al camino...
Soy cantor, soy embustero, me gusta el juego y el vino,

Tengo alma de marinero...
¿Qué le voy a hacer, si yo

nací en el MEDITERRÁNEO?
Nací en el MEDITERRÁNEO...
Y te acercas, y te vas después de besar mi aldea.

Jugando con la marea
te vas, pensando en volver.Eres como una mujer

perfumadita de brea
que se añora y que se quiere

que se conoce y se teme.
Ay...
si un día para mi mal

viene a buscarme la parca.
Empujad al mar mi barca
con un levante otoñal

y dejad que el temporal
desguace sus alas blancas.
Y a mí enterradme sin duelo

entre la playa y el cielo...
En la ladera de un monte, más alto que el horizonte.Quiero tener buena vista.
Mi cuerpo será camino,le daré verde a los pinos

y amarillo a la genista...
Cerca del mar. Porque yo nací en el MEDITERRÁNEO...
Nací en el MEDITERRÁNEO...
Nací en el MEDITERRÁNEO...

3 Comentários:

Blogger Caganita disse...

Há músicas que nos deixam assim, é verdade.
Músicas que nos deixam saudosistas, tristes, alegres, sei lá, mas que nos fazem, sentir sempre qualquer coisa. E é tão bom!
Espero que um dia a Jinga, aprecie tanto a música que ouve, como nós.

7:27 da tarde  
Blogger blimunda disse...

CM: ainda ontem estive para te enviar um sms ou um e-mail para te perguntar comoé que se faz essa coisa!!! normalmente tenho até pacìência para descobrir como é que se fazem as coisas mas agora não tenho tempo nenhum...
quem tiver 10 minutos para me explicar como se faz ficarei eternamente agradecida!

3:14 da tarde  
Blogger Horas Vagas disse...

Como estão? Queria ver-vos antes do Natal...
Voltei ao Blog, xuxu! E tneho trabalho de mestrado pr entregar 5ª feira! HELPPPP.
Beijos

7:08 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial