Diego Rivera
No seguimento da posta anterior sobre a Frida Kahlo, decidi pegar num livro da Taschen/ Público que comprei há pouco tempo sobre o Diego Rivera. Quase tudo o que sei sobre o Diego Rivera li-o por intermédio de livros que li sobre a Frida. Ontem decidi saber mais sobre ele como artista, já que a opinião que tinha dele como homem não era lá muito boa devido aos grandes pares de cornos que ele colocou na cabeça da Frida. Não que ela não o tivesse também adornado, mas isso agora não vem ao caso.
Conhecendo a sua obra fiquei com imensa vontade de algum dia poder ver ao vivo os seus murais. E se nós, portugueses, pensamos na arte muralista decorrente da Revolução de Abril com apreço, olhar para a obra do Rivera faz-nos pensar no quanto essas pinturas erem modestas.
O facto de ele ter conseguido vender a gringos capitalistas arte marxista é fantástico. No entanto, acabou também por ser expulso do Partido Comunista Mexicano por ter aceite encomendas do Governo.
E, pronto, numa fase em que as viagens passam muito pelos livros, lá vou eu sonhar umas quantas noites a sonhar com o México, murais, Casa Azul,..
1 Comentários:
Também tenho esse livrito do Rivera e claro que partilho as tuas opiniões sobre o senhor, apesar das trocas de pares de cornos do casalito...eehehehe
Nani
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial