quinta-feira, setembro 21, 2006

"O Diabo passou ontem por aqui, este lugar ainda cheira a enxofre"

Afinal a política às vezes tem graça! Deixo aqui parte do artigo que o DN de hoje apresenta sobre a intervenção hilariante do Hugo Chávez na ONU. O homem é um cromo mas acaba por ter a lata que eu gostaria de ver em muitos políticos cinzentões da praça.
"Se havia curiosidade quanto ao tipo da intervenção que o Presidente da Venezuela poderia fazer ontem na Assembleia Geral das Nações Unidas, o mínimo que se poderá dizer é que Hugo Chávez não frustrou as expectativas.
Primeiro, quando subiu à tribuna e recomendou, insistentemente, a leitura do livro que trazia na mão, Hegemonia ou Sobrevivência - A Demanda Americana pelo Domínio Global, do ensaísta norte-americano Noam Chomski, e que fez questão de mostrar várias vezes. "É excelente para se entender o que se está a passar hoje no mundo e a ameaça que pende sobre o planeta por causa das pretensões hegemónicas do imperialismo dos EUA que põe em risco a nossa sobrevivência comum."
E depois, quando nomeou directamente o Presidente dos EUA, não fosse alguém na sala não perceber que Hugo Chávez estava mesmo a apontar um dedo acusador a George W. Bush, que na véspera discursou perante a Assembleia Geral da ONU que está a decorrer em Nova Iorque. "O Diabo está em casa. O Diabo passou por aqui ontem, este lugar ainda cheira a enxofre."
Referências a Hitchcok
Estava dado o mote para os 15 minutos (tempo máximo de discurso permitido) de fama de que falava Andy Warhol, com vários delegados a não conseguirem conter o riso. "Ontem, a partir desta mesma tribuna, o Senhor Presidente dos EUA, a quem eu chamo o Diabo, veio aqui falar como se fosse o dono do mundo. Um psiquiatra não estaria a mais para analisar o seu discurso. Como porta-voz do imperialismo, veio dar-nos a sua receita para garantir a continuidade dos actuais esquemas de domínio e de saque. Se fosse um filme de [Alfred] Hit- chcock, bem poderia chamar-se A Receita do Diabo."A partir daqui, Chávez não perdeu tempo, instando os delegados presentes nesta Assembleia Geral a unirem-se contra a pretensão hegemónica dos EUA, na linha do que também Cuba e o Irão têm vindo a repetir, como se viu no decorrer da recente Cimeira do Movimento dos não-Alinhados, que se efectuou em Havana."Bush põe a cabeça de fora e só vê extremistas", declarou Chávez, garantindo ao seu homólogo norte- -americano que essas imagens não correspondem a nenhuns extremistas, mas tão somente aos povos que estão a insurgir-se, um pouco por toda a parte, contra o império e o modelo de dominação imposto pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial. (...)"

2 Comentários:

Blogger Eva Luna disse...

Brilhante.

12:22 da tarde  
Blogger pinhacolada disse...

o gajo é culto.

4:01 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial