quarta-feira, maio 17, 2006

Guia de sobrevivência no caso de total ausência de gestão do recurso humano que és

É um trabalho duro. É preciso ter paciência. Toneladas de paciência. É preciso pensar muitas vezes durante o dia que mais vale isso do que passar fome, estar doente, estar no desemprego, ter ordenados em atraso, dor de corno, etc. Mas não é fácil. Termos a ideia de que poderíamos estar a fazer muito mais não é agradável. Mas sermos olhados de lado por ter algum voluntarismo também não. Portanto urge pensar em soluções para manter a sanidade mental num limite aceitável... até que a situação melhore.
Regra nº 1 - Nunca utilizar a palavra Culpa em relação ao próprio. Como não estamos numa onda de auto-gestão não somos nós que nos devemos sentir culpados. Afinal de contas existe alguém que está a receber um salário de chefe para nos gerir a nós.
Regra nº 2 - Manter o olho aberto. Estar a par de tudo o que se passa à nossa volta (ler o Boletim do Trabalhador, os jornais diários, alguma imprensa internacional, a Agenda Cultural). Assim não nos poderão acusar de estarmos a leste, de sermos alienados.
Regra nº 3 - Apostar na nossa formação com profissionais e indíviduos. Sentir sempre que estamos a progredir, a melhorar.
Regra nº 4 - Aproveitar o tempo que estamos ao computador para ouvir música ambiente boa, tipo trazer CDs ou ouvir uma boa rádio. A boa onda mantém-se. Yô...
Regra nº 5 - Ter um blog e actualizá-lo convenientemente. O blog obriga-nos a escrever e a pensar naquilo que escrevemos, à partida, logo, ginasticamos os neurónios e sentimos que temos uma vida e uma história para contar. É possível escrever boas histórias sobre transportes públicos, cromos no supermercado, comida e bebida, relações, cães e gatos.
Regra nº 6 - Ter internet no trabalho potencia também as nossas relações interpessoais através de e-mails, messenger, etc. Estamos ligados ao mundo.
Regra nº 7 - Manter sempre a disposição de voltar a estar motivada para o trabalho!
Aceitam-se novas regras!

6 Comentários:

Blogger Helder Miguel Menor disse...

Regra principal, ir cedinho para casa e cozinhar um repasto-surpresa para o companheiro.

2:49 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Regra nº8
tentar,todos os dias levar uma boa imagem nossa para o work, ou seja ir bem vestidinho(o que nem sempre me acontece...)
projecta nos outros uma ideia de actualidade e forte autoestima. Ainda que seja so para disfarçar o cinzentismo matinal!
por acaso eu hoje nao consegui...
sinto-me deleixadita...

4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

claro está que isto deita por terra qualquer engenheireco que se acho um chefão....iá o gajo compra fatos nos trezentos e vai sentir-se mal perante ti!
:)

4:21 da tarde  
Blogger Unknown disse...

vocês vão trabalhar ou vão pro desfile de moda?
A minha humilde opinião:
regra 1: Culpa? Não conheço, não sei,nem ouvi falar.
regra 2:Olho aberto, mas boca fechada, é preferivel não saber do que dizer que se sabe
regra3:formação? A única formação boa é a que inclui viagens ao estrangeiro e apenas no caso em que os acompanhantes são escolhidos por nós (o que exclui desde logo qualquer chefe e colegas)
Regra 4: tempo-tempo útil é tempo em que estamos mais ocupados do que produtivos.
regra 5: inclui-se na 4
regra 6: idem
regra7: motivação. inclui-se na regra 1

regra 8: perceber a relação efectiva entre produtividade e retorno do investimento.

Na maioria dos casos recebemos para chegar e sair a horas e para terum ar ocupado. Todo esforço extra revela-se normalmente inútil ou, se incluir boas ideias, bastante penalizador para a progressão na carreira.

Regra/exercicio 8: listem nas principais caracteristicas dos vossos chefes incluindo qualidades e defeitos. Agora risquem as que NÃO terão tido influencia na ascenção na carreira DELES e sublinhem as que terão sido predominantes nessa ascenção. Olhem para o que sobra e escrevam o valor do ordenado DELES, sem esquecer carro, cartões, gasolina prémios etc etc.
comparem isso com o vosso trabalho e com o vosso ordenado. Ou será que vão trabalhar só pelo gozo?

6:23 da tarde  
Blogger Unknown disse...

É preciso ter em conta que eu tendo a esquecer-me que há quem trabalhe em organizações que o são:
com objectivos definidos, em que os chefes servem para defibnir objectivos e clarificar tarefas, em que os objectivos profissionais não são antagónicos aos da organização, em que existe um funcionamento baseado em regras e códigos claros, objectivos e conhecidos, em que, basicamente cada um sabe objectivamente o que esperam dele e o dos colegas.
É que é-me muito dificil manter isto sempre presente. Tenho mais facilidade em reconhecer a parte do titulo do post que diz "total ausência de gestão"...

10:20 da manhã  
Blogger Eva Luna disse...

Blimunda, minha querida, se te alegra saber, não estás só... Imperam os gestores e directores incompetentes e nos últimos anos tenho aprendido que mais vale parecer do que ser... A história da granel faz sentido, veste umas roupitas da moda, finge que sabes daquilo que só a eles interessa, e ah!!! ri das piadas do chefe, para que ele se sinta o máximo da boa disposição. Depois viras costas dizes umas asneiras valentes, mandas aquela gente toda para o C... e pensa como és feliz longe daquilo. A viagem de barco ajuda a dissipar a fúria e quando chegas estás novamente linda e maravilhosa...

8:52 da tarde  

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