quinta-feira, setembro 21, 2006

O Fiel Jardineiro - Fernando Meirelles - 2005 - Inglaterra/ Alemanha

Visão europeia de África de um livro do Le Carré filmada por um realizador da América Latina que consegue dar glamour fotogénico aos favelados deste mundo, se tal é possível. História de amor, de diplomacia, de fome e doença e de África. Visão de uma África deles que se parece também com uma África que está no imaginário de todos nós mais ou menos politicamente correctos a viver do lado de cá do estreito. É tão visceral que passei quase o filme todo a controlar, mais do que lágrimas, soluços. Acho que é, indiscutivelmente, um excelente filme. Para todos. Para mim é só o melhor que vi até agora este ano. Para variar com um ano de atraso da sua exibição nas salas.

4 Comentários:

Blogger Eva Luna disse...

Este filme é fantástico. Levanta imensas questões e faz-nos pensar bastante... ainda por cima vi o filme numa altura em que surgiu uma notícia sobre as actividades de um laboratório farmacêutico num país africano, não me lembro exactamente qual. Mas esta passagem da ficção para a realidade é dura...

10:19 da manhã  
Blogger Eva Luna disse...

Ah! resta-me dizer que os meus alunos odiaram o filme... moços inteligentes!!!!

10:20 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Também gostei imenso deste filme, que nos fala de justiça e de amor. Muito bem contado e filmado, concordo contigo quando dizes que é um dos melhores deste ano.

Ricky percebo o que queres dizer, mas a realidade é que quem está no poder tem cada vez mais dinheiro e poder, seja branco ou preto, e os níveis de corrupção são bem altos naqueles países, onde infelizmente as diferenças entre as pessoas também são demasiado nítidas.

1:32 da tarde  
Blogger Laranjinha disse...

Só vi este verão em DVD e adorei.

8:58 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial